quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Vai viajar no feriado?


Veja as dicas e boa viagem!


Feriado é sinônimo de trânsito congestionado e os riscos de acidentes aumentam. Por isso, seguimos com algumas dicas importantes antes de você  pegar a estrada com  sua família.

Antes de cair na estrada, leve o carro ao mecânico para uma verificação geral. Principalmente se o carro não for novo ou semi-novo. Alguns itens são principais como:

Óleo de motor;
Fluídos de freio;
Calibragem dos pneus;
Luzes (lanternas, faróis, piscas e setas);
Limpadores de pára-brisas.

Este último item para um melhor funcionamento e não prejudicar a visão,  a dica  é adicionar uma colher de detergente para cada litro de água no reservatório.

Aproveite também e dê uma limpeza nos filtros do ar condicionado, isso evita problemas alérgicos aos ocupantes.

Os pneus devem estar calibrados. Se você não sabe qual a calibragem indicada para seu veículo, dê uma olhada no manual do condutor. Se o carro estiver pesado, estes valores podem mudar. Se for passar no posto antes da viagem para fazer este procedimento, então faça com eles frios, ou seja, com poucos quilômetros rodados e nunca  no meio do caminho, pois desta forma nada vai adiantar.

Além de calibrados devem estar em bom estado para serem mais eficazes na hora da  frenagem e dar estabilidade ao veículo. Caso os pneus traseiros estiverem mais gastos, passe-os para frente e coloque os menos gastos atrás. Desta forma contribuirá para que o carro não derrape. Não esqueça do estepe! ele  também deverá estar em boas condições e calibrado para qualquer emergência.

Fique atento sobre as condições climáticas, pesquise sobre as estradas onde irá passar.

Evite o excesso de bagagem. Respeite o peso máximo de carga que seu carro suporta. Não deixe os objetos soltos dentro do carro. Em caso de acidente pode ser perigoso para os ocupantes do veículo.

Use as cadeirinhas (bebê conforto, assentos de elevação) para as crianças com até sete anos de idade. Os pets devem ser levados em um transporte adequado e, de preferência, no assoalho do banco traseiro. Animais soltos podem distrair  a atenção do motorista.

Problemas podem ocorrer pelo caminho. Leve sempre um kit de ferramentas, uma lanterna e verifique se o macaco está funcionando.  Dê uma lida no manual do carro e veja como funcionam os fusíveis. Leve alguns a mais junto ao seu kit . Caso  queime,você saberá como trocar.

Cuidado nas ultrapassagens! Nas estradas de mão dupla, antes da ultrapassagem, o ideal é se distanciar do veiculo da frente para melhorar campo de visão. Use o farol baixo e faça pequenos movimentos. Se for o veículo de trás que  quiser ultrapassá-lo deixe-o, pois segundo o Código de Trânsito Brasileiro é infração impossibilitar a ultrapassagem.

Nas áreas com neblina e chuva, diminua a velocidade e mantenha o farol baixo ligado. Neste caso, não use pisca – alerta! Ele só pode ser  utilizado nos casos de acidente à frente. Outra boa dica para dias  com neblinas é se guiar pelas faixas pintadas na estrada. Se com a neblina estiver muito difícil a visualização da estrada, o ideal é que parar em um posto ou local seguro, desde que não seja no acostamento. Estacionar nesta área só devemos em caos de emergência, caso alguém passe mal ou o carro esteja com problemas. Nesta situação use o triângulo sinalizador pelo menos a vinte metros de distância do veículo. Os ocupantes devem ficar do lado de fora do veículo e fora da pista. Outro veículo pode parar no acostamento para ajudar. Fora estes casos, parar no acostamento sem necessidade  é ilegal, gera multa  e também acidentes.

Bom feriado! J




Um comentário: