sexta-feira, 25 de novembro de 2016

5 requisitos básicos para quem quer doar sangue

 25 de Novembro se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Siga essa ideia!

Doar sangue é um gesto de amor



Tire as suas dúvidas e seja um doador!

Segundo o Hemorio, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Durante o ano, a instituição lança campanhas para incentivar as pessoas a participar e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania, porém muitas delas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Doar é seguro e quem está em boas condições de saúde, pode doar sangue sempre que desejar.

Veja os requisitos básicos para quem pode doar sangue:

• Estar bem de saúde;
• Ter entre 16 e 68 anos incompletos. Menores de idade somente com autorização dos responsáveis;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação;
• Levar documento oficial de identidade com foto.

Há três principais tipos de doações: de sangue total, por aférese e doação autóloga. Para ser um doador de sangue total, o interessado deverá preencher um questionário que será avaliado por um profissional, para o caso de haver alguma circunstância ou doença que impeça a doação. As respostas devem ser sinceras, pois a segurança do paciente começa com o doador. 
Após o cadastro, o doador passará por uma avaliação clínica onde será examinado e entrevistado por um profissional de saúde. A coleta dura no máximo 10 minutos e são coletados 450 ml de sangue. Todo material utilizado é esterilizado e descartável em seguida, não havendo riscos de contrair doenças.
Após a doação, o doador recebe um lanche e as informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados. O homem pode doar sangue a cada dois meses, chegando até quatro vezes por ano. Já as mulheres, estas só podem doar a cada três meses e no máximo três vezes ao ano.

Antes de ir até a um posto de coleta de sangue, verifique algumas situações provisórias de impedimento: 

• Estar com febre acima de 37 graus;
• Com sintomas de gripe ou resfriado;
• Gravidez (90 dias após o parto normal ou 180 dias após a cesariana);
• Anemia;
• Cirurgia;
• Extração dentária no período de 72 horas;
• Vacinação (dependendo do tipo de vacina, há variação no o tempo de impedimento);
• Tatuagem e transfusão de sangue: impedimento de 1 ano.

A doação por aférese é um tipo que se coleta apenas um componente específico de sangue. O Hemorio coleta de 6 a 8 vezes mais plaquetas do que uma doação de sangue total.
Este tipo de doação não oferece nenhum risco ao doador, já que a reprodução das plaquetas é feita pelo organismo em 48 horas, restituindo rapidamente o sangue e possibilitando a pessoa doar novamente em 72 horas. Lembrando sempre que todo o material usado é esterilizado, descartável e individual, não trazendo riscos de contaminação.
O processo dura aproximadamente 1 hora e as plaquetas são utilizadas na transfusão de pacientes em tratamento de doenças hematológicas como leucemia e outros tipos de câncer.
A doação autóloga é utilizada para quem vai passar por uma cirurgia programada e quer receber o seu próprio sangue. Antes, o interessado deve verificar se o hospital está cadastrado para receber o sangue do Hemorio e, após isso, deve agendar a coleta através do telefone - 3232-5611 - ramal: 2118.
A quantidade de bolsas doadas varia de duas a quatro, de acordo com o tipo de cirurgia. Na realização deste procedimento, são respeitados os intervalos de uma semana entre uma coleta e outra, sendo que a última doação deve ocorrer três dias antes da cirurgia.

Cátia Cilene, nossa colaboradora da unidade Recreio, doa sangue desde 2010. A iniciativa partiu no momento em que seu pai necessitou de sangue para uma cirurgia. No hospital, ela ficou sabendo que muitas cirurgias eram adiadas por falta de sangue e isso a motivou continuar doando sangue, mesmo após a morte do seu pai. “Senti a necessidade de ajudar muitas vidas. E eu recomendo a todos esse ato de amor”, diz Cátia.

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário